domingo, 4 de março de 2012

Introdução a Geografia


Introdução


A geografia estuda as relações existentes entre os aspectos físicos, biológicos e humanos, considerando esses aspectos relacionados entre si. Ela é a ciência que estuda a organização do espaço, onde região, natureza e cultura constituem os elementos da paisagem geográfica, estando os mesmos interligados.

O OBJETO DA GEOGRAFIA

A geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico, ou seja, o espaço natural modificado pelo homem por meio de seu trabalho e das técnicas por ele utilizadas, sendo um espaço essencialmente social e, portanto, fruto do processo histórico.
“O mais importante não é saber o que é Geografia, mas sim, como ela tem se comportado e contribuído, efetivamente, para que as nações empreendam seu desenvolvimento.” No dizer do Prof. Milton Santos, o que importa não é uma definição de Geografia, mas sim a definição e o estudo de seu objeto, ou seja, o espaço.

A  EVOLUÇÃO DO  CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Para entendermos a evolução do pensamento geográfico é preciso entender a própria evolução do conhecimento humano através das idades históricas. Cada uma delas foi marcada por fatos e acontecimentos importantes, que contribuíram para a ampliação do horizonte geográfico, como veremos a seguir:

Na Idade Antiga

-          Filolaus imaginou o Sistema Pirocêntrico, onde afirmava que o Universo era comandado por um fogo, invisível aqui na Terra, em torno do qual giravam todos os astros
-          Aristóteles afirmou a redondeza da Terra, observando a sombra redonda que ela projeta na Lua durante os eclipses lunares.
-          Erastótenes calculou com grande precisão a medida da circunferência terrestre.
-          Cláudio Ptolomeu  imaginou o Sistema geocêntrico, segundo o qual a Terra, imóvel no espaço, era o centro do universo.

Obs: Essa é a fase marcada pelo caráter descritivo ou narrativo da Geografia, onde a intuição filosófica constituía importante ponto de apoio.

Na Idade Média

-          Trabalhos importantes foram realizados pelos árabes Ibn Kaldum, ibn Batouta e El Edrisi, que descreveram suas viagens. O veneziano Marco Pólo narrou sua viagem ao oriente em famosa obra, o Livro das Maravilhas do Mundo.

Obs: Predominam nessa fase trabalhos de natureza mais descritiva, embora Ibn Kaldum tivesse se preocupado em interpretar as relações entre o homem e o meio natural.

Na Idade Moderna

-          Nicolau Copérnico lançou as bases do sistema Heliocêntrico (o sol como centro)
-          Isaac Newton apresentou a Lei da Gravitação Universal
-          Galileu Galilei comprovou o movimento de rotação da Terra.
-          Johannes Kepler lançou as leis da mecânica celeste:
1º As órbitas planetárias são elípticas, nas quais o Sol ocupa um dos focos;
2º As áreas descritas pelos raios vetores são proporcionais aos tempos;
3º Os quadrados dos tempos das revoluções planetárias são proporcionais aos cubos dos grandes eixos das órbitas.


Obs: Não devemos esquecer que a invenção do papel, da imprensa e da bússola, bem como as grandes navegações, em muito contribuíram para a ampliação do conhecimento geográfico nessa fase.


Na Idade Contemporânea

- Surgem nomes importantes para a consolidação da geografia como ciência no século XIX. Entre esses nomes estão:

a)  Alexander Von Humboldt (1769-1859)
- Naturalista, viajante, pesquisador e sistematizador dos conhecimentos geográficos da época. “Defendia o conceito de unidade da natureza e achava que o objetivo da pesquisa científica deveria sempre ser a descoberta da conexão causal dos fenômenos”. (Sodré, 1982).

b)  Karl Ritter (1779-1859)
- Humanista, acadêmico. Para Ritter, a Geografia deveria “ser mais do que pura descrição: seu objetivo é familiarizar o homem com o cenário de suas atividades, sendo, por conseguinte, não a descrição desse cenário, mas o da sua relação com o homem”. (Sodré, 1982:34).

c)  Friedrich Ratzel (1844-1904)
- É considerado o fundador da Geografia Humana, que ele denominou de Antropogeografia, e criador da Geografia Política. Elaborou o conceito de Espaço Vital (Escola Determinista).
Espaço Vital

     Trata-se do espaço necessário para a sobrevivência e pleno desenvolvimento de um Estado-nação. Quanto mais se desenvolve, mais um Estado necessita ampliar seu território. A idéia de Espaço foi muito utilizada durante o domínio nazista na Alemanha.

d)  Jean Paul Vidal de La Blache
- É o fundador da Escola Francesa de Geografia. Tanto ele, quanto seus numerosos discípulos, deram ênfase aos estudos regionais. (Escola Possibilista).
Elaborou o conceito de Gênero de Vida

Gênero de Vida:
“Conjunto articulado de atividades que, cristalizadas pela influência do costume, expressam as formas de adaptação, ou seja, a resposta dos grupos humanos aos desafios do meio geográfico”. (Andrade, 1987:71)


e)    Albert Einstein
- Teoria da Relatividade  (E=mc2)

f)     Geoge Gamow - Teoria do Big Bang
- Origem do Universo: entre 15 e 20 bilhões de anos atrás.
- átomo inicial
- Universo em Expansão – A teoria reconhece também que o universo contínua se expandindo, fato comprovado em 1929 pelo famoso astrônomo norte-americano Edwin Hublle, falecido em 1953. Em sua homenagem, o mais poderoso teloscópio orbital do mundo, lançado em abril de 1990, foi batizado de Hubble.

AS CONCEPÇÕES GEOGRÁFICAS

·         Abordagens da geografia tradicional

A Escola determinista Alemã: em sua obra ANTROPOGEOGRAFIA, Frederico Ratzel defendeu a concepção de que o homem recebia uma total influência do meio natural, sendo um ser passivo diante da natureza. Para Ratzel e seus seguidores  o meio natural determinava as formas de ocupação do espaço, pois o homem era submisso ao meio ambiente, não tendo, portanto, condições de modificá-lo. O Determinismo colocava o homem na simples condição de produto do meio.

A Escola Possibilista Francesa: Ligada Inicialmente aos nomes de Paul Vidal de La Blache e Camilo Valloux, que defenderam a concepção de que tanto o meio natural exercia influência sobre o homem como este também poderia influir sobre o meio ambiente, transformando-o e adaptando-o às suas necessidades. O homem seria um elemento ativo na natureza, conforme sua capacidade.


·      Abordagens da Geografia Moderna

     Na atualidade, a Geografia apresenta diversas tendências, das quais podemos destacar:

- Abordagens ambientalistas à enfatizam os problemas da degradação do meio. Estreitamente associadas à ecologia.

- abordagens crítico-sociais à enfocam a produção do espaço no interior do modo de produção capitalista, destacando a exploração dos homens pelos homens e as desigualdades sociais e regionais. Sofreram forte influência do pensamento marxista.



·      Os princípios da geografia

O caráter científico da ciência da Terra decorre da existência – aplicabilidade – dos seguintes princípios:

a)    Extensão: (Frederico Ratzel) utilizando os recursos da Cartografia, deve-se proceder a localização e delimitaçao do fato geográfico.
b)    Analogia: (Karl Ritter e Vidal de La Blache) a comparação entre áreas deve levar ao conhecimento das semelhanças e diferenças do fato geográfico. É a Geografia Geral.
c)    Causalidade: (Von Humboldt) corresponde à observação das causas/efeitos interrelacionados num fato geográfico.
d)    Atividade: (Jean Brunhes) a paisagem possui um caráter dinâmico e como tal deve ser estudada, para justificar as transformações do fato geográfico.
e)    Conexão: (Humboldt/Jean Brunhes) os fatos geográficos estão interconectados. Não há fato geográfico isolado pois os elementos constituintes do espaço apresentam relações entre si.

DIVISÃO DA GEOGRAFIA

Do ponto de vista didático, podemos dividir a Geografia da seguinte forma:

01.  Geografia Geral e Sistêmica: enfoca os diversos aspectos das paisagens geográficas no âmbito global. Ex: o relevo terrestre.
02.  Geografia Regional: estuda o espaço geográfico regionalizado. Ex: aspecto sócio-econômico da população do Nordeste Brasileiro.
03.  Geografia Física: enfoca as paisagens naturais ou primitivas, ou seja aquelas que foram elaboradas pela natureza.podemos dividir a Geografia física em:
A.    Geomorfologia : estuda o relevo terrestre em seus mais variados aspectos.
B.    Climatologia: estuda os diversos climas da terra.
C.   Hidrografia: estuda as superfícies líquidas do planeta ( oceanos, mares, rios, lagos, etc.)
D.   Biogeografia: estuda a distribuição geográfica dos vegetais (Fitogeografia) e dos animais (Zoogeografia) pela superfície do globo.

04.Geografia Humana: enfoca as paisagens humanizadas, ou seja, aquelas que foram elaboradas pelo homem. Podemos dividir a Geografia Humana em:

A.    Geografia da População: enfoca a população em seus múltiplos aspectos (distribuição, crescimento, estrutura, movimentos, etc) Constitui a chamada Demografia.
B.    Geografia Agrária: enfoca a ocupação e utilização do solo pelas atividades agrárias (agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, reflorestamento, etc.)
C.   Geografia Urbana: enfoca a dinâmica social e econômica observada nas cidades, bem como o papel e a importância do espaço urbano no momento atual.
D.   Geografia  da Indústria: enfoca o papel e a  importância da atividade industrial na construção do espaço geográfico.

Quando a Geografia enfoca uma parcela do planeta Terra, seja um país, um continente ou uma província, temos a Geografia Regional.
     Quando a Geografia enfoca a dinâmica geral e a distribuição global de um determinado elemento geográfico em toda a superfície terrestre temos a Geografia Geral.

·      Categorias de análise da geografia

     Categoria são conceitos-chaves que utilizamos para melhor compreender a realidade. No caso da Geografia, além da categoria ESPAÇO, temos:




Paisagem

- É um aspecto visível do espaço geográfico. Trata-se da dimensão do espaço que pode ser captada através dos sentidos e, como tal, apresenta uma parcela de subjetividade (a paisagem depende, portanto, do observador).

Região

-       É qualquer recorte espacial, um fragmento do espaço através de determinados critérios (históricos, culturais, naturais etc.). Regionalizar é, portanto, subdividir um dado espaço em espaços menores ou agrupar espaços menores em um maior a partir de certos critérios estabelecidos anteriormente.


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